Casa Antonio Ceppas. Jorge Moreira

Leblon, Rio de Janeiro/RJ, 1951-1958

Paisagismo e painel de azulejos: Roberto Burle Marx
Primeiro prêmio na categoria de habitação individual na Exposição Internacional de Arquitetura da VI Bienal Internacional de São Paulo, 1961
Material extraído do livro “Jorge Machado Moreira” / organizado por Jorge Czajkowwski . Rio de Janeiro : Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de janeiro, 1999.

O programa da residência para um casal com cinco filhos em um terreno de pequenas dimensões é solucionado pelo arquiteto com uma ocupação colada às divisas, em altura – subsolo mais quatro pavimentos, organizada por funções e com circulações independentes entre os setores. Os cômodos sociais e íntimos estão junto às fachadas; os espaços de serviço e as circulações, no centro, abrindo para dois prismas de ventilação e iluminação nas laterais do lote. O hall principal é aberto até a divisa no pavimento térreo e se estende até o terceiro pavimento com perímetros variados.

A orientação solar justifica a posição do quarto do casal na face posterior, com insolação matinal, e o uso de quebra-sóis móveis verticais e horizontais na fachada principal, protegendo a varanda das salas e os demais quartos do sol vespertino. O tratamento plástico da fachada principal neutraliza a sensação do volume e do peso da construção: o pavimento térreo é livre; o segundo e o terceiro são percebidos como plano único de vidro coberto pelo grafismo dos quebra-sóis; o quarto pavimento parece recuado devido ao parapeito inclinado e ao chanfro nas paredes laterais.
A evolução das plantas, cortes e fachadas, desde o anteprojeto até a construção, é um exemplo de como o arquiteto parte de concepções iniciais dinâmicas e chega a resultados sóbrios e regulares.

Entrada

Escada principal e painel

Cozinha

Terraço-jardim

Corte esquemático

Perspectiva da entrada


Perspectiva 2º pavimento


Anúncios
Esse post foi publicado em Escola carioca, Movimento Moderno. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Casa Antonio Ceppas. Jorge Moreira

  1. Kristian Polborn Ceppas disse:

    Antonio Ceppas com dois “P”s
    🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s