Residência Couto e Silva. Affonso Eduardo Reidy

Do livro: Affonso Eduardo Reidy , editado por Nabil Bonduki. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi; Lisboa: Editorial Blau, 1999.

Esta pequena casa de fim de semana na Tijuca é outro dos casos excepcionais na arquitetura de Reidy. Trabalhando num terreno em declive, mais uma vez, o arquiteto recorreu a uma distribuição em três níveis na adoção do partido. Situou a frente [ … ] protegida apenas por uma nesga de jardim. Sob os dormitórios vê-se a abertura da garagem. Esta frente oculta o funcionamento da casa, atrás da qual, na subida, situou-se a piscina. Mas as peças principais se voltam todas para lá, como a leitura da planta facilmente estabelece. Isolada, a casa do zelador fica como uma sentinela em posição de atalaia.

Soluções de um minucioso funcionalismo, elas não automatizam a vida – oferecem, entretanto, condições inteligentes e poéticas para um ambiente de recreio e de intimidade, intimidade tão necessária de preservar no caso da Tijuca, no caso do repouso do fim de semana e ainda de refúgio dos rigores do clima carioca, que a montanha ameniza. Reidy exemplifica, em seu cuidado e em seu senso organizatório, a obrigação d o arquiteto em dosar os ingredientes tanto nas grandes quanto nas pequenas soluções. Tudo é arquitetura. Tudo é organização e a vida não prescinde dos belos espaços para se produzir em continuidade saudável e feliz.”

Habitat, 1956

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Residência Couto e Silva. Affonso Eduardo Reidy

  1. Wânia Simão disse:

    Muito Importante os recortes no terreno, pensados de maneira inteligente para reaproveitamento da construção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s