Casa em Portogalo. Luiz Paulo Conde

Angra dos Reis. RJ. 1979-93

Do livro: Luiz Paulo Conde Un arquitecto carioca. Bogota:1994. Universidad de Los Andes , p. 58-65

O projeto proposto para uma casa de fim de semana, com todas as facilidades e conforto para estadias prolongadas, tomou forma em espaço e volumes que atendessem aos requisitos funcionais de iluminação e ventilação. Para integrar as formas racionais da casa com formas da natureza foram usados poucos e bem escolhidos materiais, permitindo obter uma expressão arquitetônica o menos “artificial” possível.
O acesso à casa se dá pela parte de trás, no nível superior, sob um dossel de entrada apoiado no terreno acidentado . Do hall de entrada de divisa, através do teto de vidro, a grande área central de convivência, onde eles estão localizados a piscina, a praia e a vista principal. Esse espaço, embora coberto e delimitado por paredes, foi concebido como um grande espaço exterior. No hall, a parede de pedra e o jardim estendem para fora, separando o interior e exterior apenas pelo vidro transparente.
Isso gera um contínuo espaçial que começa na praia, atravessa a fachada de vidro e invade a área central da casa.
A fachada voltada para a praia é marcada por uma pérgola de madeira que funciona às vezes como uma vitrine, com telhado de vidro, ou varanda aberta, quando cobertas pelos toldos deslizantes. Esta estrutura constitui um espaço de transição entre ambientes interiores e exteriores, dominados pela raia. Ssim se obtem, como em toda a casa, uma transição orgânica da natureza para a arquitetura.
A metodologia de trabalho partiu de uma idéia de projeto e uma volumetria basica, para, no curso do trabalho, ir  adquirindo esta forma final. O processo foi muito rico, uma vez que a empresa do arquiteto assumiu também a construção. Assim, experiência de campo na própria obra, e participação ativa do cliente, o projetista de interiores e paisagista, criaram condições para um interessante desenvolvimento do projeto.

Anúncios
Esse post foi publicado em Arquitetura recente, Rio de Janeiro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s