Casa Czapski

Vilanova Artigas

Recebido da Sra. Silvia Czapski

Emocionei-me ao ver essa planta. Sou Silvia Czapski filha de Juljan e Alice Brill Czapski, para quem Villanova Artigas projetou esta casa. Vivi meus primeiros 5 anos lá. A casa foi vendida, em 1959, quando a quarta filha do casal nasceu – Gabriela – tornando-a casa pequena para tanta gente. Recomendo a leitura do recém lançado “Dr. Juljan Czapski – O Cavaleiro da Saúde” (modestia à parte, sou coautora) que tem um capítulo sobre a construção e uso desta casa pelo casal, bem como sobre a amizade entre os Artigas e meus pais.  No blog http://www.doutorjuljan.blogspot.com tem uma história engraçada que não está no livro, cujo link dou aqui – doutorjuljan.blogspot.com/2010/10/caes-de-estimacao.html. Parabéns pelo blog!

[E] Juljan Czapski, foto recente. [C] Idem em 1945. [D] Silvia Czapski (sentada, no lançamento de seu livro sobre o pai.)

A meu pedido, a Sra. Silvia me enviou este breve resumo sobre Juljan Czapski

Juljan Czapski (1925-2010) – médico, especialista em saúde pública – é considerado criador da medicina de grupo e dos planos de saúde no Brasil. Mas também incursionou nos campos das artes e do meio ambiente, temas indissociaveis que perpassam por toda sua biografia, recém-lançada, sob o nome “Dr. Juljan Czapski – O Cavaleiro da Saúde” (Silvia Czapski e André Medici, Editora Novo Século, 424 pags)
Ele foi casado com a fotógrafa e artista plástica Alice Brill (1920-  ), com quem partilhou muitas atividades (inclusive foi assistente dela em fotografia nos anos em que estudava medicina). Os relatos sobre Artigas no livro entram nesse contexto, em pelo menos quatro “momentos”, nos anos 1940 e 1950.
1- Encontro de Alice com o casal Vilanova e Virginia em NY.
2- Movimento pela fundação do MAM-SP (foi o arquiteto quem convidou o jovem casal a aderir ao movimento), e primeiro período do MAM-SP
3- construção da casa quando Juljan e Alice eram recém casados (opções de Artigas, inclui história inédita sobre uma enrascada em que Juljan mergulhou, para pagar os custos, superiores ao previsto) 
4- a casa pronta, como era morar lá, impressões de amigos do meio das artes plásticas, como o casal Odetto e Haydée Guersoni e Hebe Carvalho.
Conto depois o motivo de terem deixado a casa (não está no livro, mas foi vendida inicialmente a um escultor. Eu era muito criança, mas lembro de algumas coisas ainda de lá).
Os links, no final desta, trazem mais informações sobre o projeto e o livro!
abraço
Silvia Czapski

Juljan Czapski

O Cavaleiro da Saúde
Video-homenagem, 2008 (7 minutos)
O Cavaleiro da Saúde (livro)
O “outro” livro (Hortas na Educação Ambiental – apresentação de Juljan Czapski)


Anúncios
Esse post foi publicado em Arquitetura de São Paulo, Movimento Moderno, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Casa Czapski

  1. Petter disse:

    Gostei muito desse blog. Tem muito material interessante. Você dá um tratamento nas fotos antigas para ficar com esse aspecto?

  2. Emocionei-me ao ver essa planta. Sou Silvia Czapski filha de Juljan e Alice Brill Czapski, para quem Villanova Artigas projetou esta casa. Vivi meus primeiros 5 anos lá. A casa foi vendida, em 1959, quando a quarta filha do casal nasceu – Gabriela – tornando-a casa pequena para tanta gente. Recomendo a leitura do recém lançado “Dr. Juljan Czapski – O Cavaleiro da Saúde” (modestia à parte, sou coautora) que tem um capítulo sobre a construção e uso desta casa pelo casal, bem como sobre a amizade entre os Artigas e meus pais. No blog http://www.doutorjuljan.blogspot.com tem uma história engraçada que não está no livro, cujo link dou aqui – doutorjuljan.blogspot.com/2010/10/caes-de-estimacao.html. Parabéns pelo blog!

  3. Rosa Artigas disse:

    Conheci este blog hoje. Sou filha do arquiteto Vilanova Artigas e estou formando um acervo digital de suas obras. Coleto informações em vários lugares (com amigos, antigos clientes etc). Sobre as fotos publicadas neste post sobre a casa Czapski, duas delas eu conheço e as tenho no acervo, mas a primeira, com a casa tinido de nova, eu não tenho. Seria possível você me dizer onde a encontrou?
    Aliás, parabéns pelo blog. Sempre que possível estarei por aqui.
    Rosa Artigas

    • Silvia disse:

      Só agora vejo essa mensagem de Rosa Artigas, neste ótimo blog, Casas Brasileiras. Detalhe que não contei antes (e também não no livro Cavaleiro da Saude), não uso profissionalmente, mas sou Silvia Virginia… homenagem de meus pais a Virginia Artigas. Nesta 4a feira, dia 23/5/2012 – aproveitando uma rara ocasião em que André Medici está no Brasil (é autor da segunda parte do livro da biografia) teremos uma sessão de autógrafos na Livraria Martins Fontes, dentro da Hospitalar (Expocenter Norte, 1o andar). Seria ótima ter lá você e demais leitores deste blog. Por incrivel que pareça, estamos tentando rever o horário, de 10h30 para horário de almoço, mais amigavel. Em minutos terei essa informação. Mas desde já mando a mensagem.

    • Joyce F. Duarte disse:

      Olá Rosa, não sei se você pode me ajudar, mas estou fazendo um trabalho para a faculdade e escolhi este projeto de seu pai, mas preciso da planta e cortes com medidas, se você podesse me mandar te agradeceria muito, meu email é joycefreitasduarte10@yahoo.com.br. Muito obrigada pela atenção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s