Casa Moreira Salles

Rio de Janeiro, 1951. Arquiteto Olavo Redig de Campos.

Publicado no livro MINDLIN, Henrique E. Arquitetura Moderna no Brasil, Rio de Janeiro, Aeroplano/IPHAN. 2000. P. 69-71.

Texto de apresentação do projeto

Esta casa, sem dúvida a mais luxuosa das mostradas neste livro, é um exemplo de um programa cada vez mais raro nos dias de hoje: o palacete, destinado não só a abrigar a família, mas também a  grandes e freqüentes recepções. A formação italiana do arquiteto e seu estilo deliberadamente exuberante integram elementos europeus clássicos  brasileiros tradicionais e estritamente contemporâneos em uma composição que responde a estas exigências especiais. A planta se desenvolve a partir do pátio, abrindo-se através de uma pérgola, para a piscina situada no jardim envolvido por uma paisagem dominada por uma montanha rochosa.

A área social (salões de recepção, biblioteca, sala de jantar, galerias e terraço) ocupa três lados do pátio e inclui uma sala de jogos, situada em um nível inferior, sob a ala dos  quartos, que forma o quarto lado. Os cômodos de serviço estão à esquerda, com os quartos de empregados no segundo andar. Os trabalhos de acabamento das fachadas e das aberturas, os pisos em mármore e as balaustradas, enfim, cada detalhe é tratado com um grau de refinamento inacessível, por razões econômicas, à maioria das casas.

Os jardins foram projetados por Roberto Burle Marx. Neles, há um mural em azulejo,
também de Burle Marx, e uma escultura em bronze de Maria Martins, representando uma jovem tocando uma harpa cujas cordas são os seus próprios cabelos; a estátua gira  entamente, completando um ciclo a cada vinte e quatro horas.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Escola carioca, Movimento Moderno, Rio de Janeiro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s