Casa Accioly

Casa de campo do embaixador Hildebrando Accioly

Fazenda Inglêsa, Petrópolis, Rio de Janeiro. 1950.

Arquiteto Francisco Bolonha

Publicada no Livro MINDLIN, Henrique E. “Arquitetura Moderna no Brasil.” Rio de Janeiro: Aeroplano/IPHAN. 2000. P. 62-3; 184-5.

Texto de apresentação do Projeto

Esta casa de verão, nas montanhas, a cerca de uma hora de carro do Rio de Janeiro, foi generosamente planejada para uma família numerosa e para seus convidados. A sua integração à imponente paisagem circundante foi objeto de preocupação cuidadosa. Os materiais. de origem local sempre que possível, foram empregados com a maior simplicidade e de acordo com a tradição artesanal. As paredes de pedra do living, sem qualquer revestimento, tanto interno quanto externo, se encaixam na escala das amplas passarelas de madeira.

Casa HA Bolonha Exterior

Todas as peças foram projetadas em função do exterior e se abrem para o jardim ou para pátios arborizados. Uma galeria coberta ao longo da fachada principal, toda em madeira, dá o toque característico da casa, ao mesmo tempo que conecta o living ao terraço coberto na extremidade direita da planta, assim como à capela.

Planta baixa

Corte

Os quartos da família e dos convidados são independentes, tanto da área social quanto dos cômodos de serviço, que estão dispostos em torno de um pátio interior. O quarto do capelão, com entrada privativa, fica atrás da capela. A inclinação do terreno foi aproveitada para localizar as garagens em um nível inferior, sob o terraço. à direita da planta.

Capela de Santa Maria

na casa de campo do embaixador Hildebrando Accioly. 1954

Em contraste com a igreja de Niemeyer [1], esta capela, anexa a uma casa de campo, usou os meios mais simples e mais primitivos para alcançar, no entanto, um alto grau de refinamento, tanto na sua planta quanto em cada um dos detalhes. Unida à casa por uma grande galeria coberta, a capela se faz notar por sua fachada em madeira, ainda mais rústica do que o resto da casa. As pinturas murais são de Emeric Marcier e a decoração interior é de d. Gerardo Martins. O.S.B.

Casa HA Bolonha 5 - Cópia

Capela HA Bolonha

Interior Capela

Capela HA Bolonha Planta 2

Planta baixa da capela

Aviso

Vinheta Coisas da Arquitetura

NOTAS

[1] Igreja de São Francisco de Assis. Pampulha, Belo Horizonte.

Anúncios
Esse post foi publicado em Escola carioca, Movimento Moderno, Rio de Janeiro e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s