Casa em Joanópolis

UNA Arquitetos. 2005-2008

1756219332_joanopolis-48

“A construção é paisagem, geografia, circunstância, e história que se fundem como um objeto.”

Esta bela casa, situada em um local privilegiado, segue uma tendência atual, minimalista e super-racionalista, combinando uma construção correta, funcionalmente orientada,  com as devidas preocupações com o meio ambiente.  Joanópolis situa-se na microrregião de Bragança Paulista, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, divisa com Minas Gerais. Devido ao seu clima, relevo ideal para trilhas e formado por um povo antigo, a região atrai muitos turistas paulistanos.

796962281_joanopolis-11

Grande obra destes arquitetos brasileiros. combina com a paisagem, enquanto é totalmente aberta para a incrível vista de seu entorno. A casa foi projetada para amigos que costumavam visitar Carambó, uma fazenda a dois quilômetros de distância, onde foi construído um pavilhão em 2002. A região está localizada ao pé da Serra da Mantiqueira, a mil pés de altura, na fronteira de São Paulo e Minas Gerais

860040005_joanopolis-35

O condomínio está localizado às margens do Lago Piracaia, que pertence ao sistema de abastecimento de água da capital, e nas proximidades da aldeia de Lopo, que costumava ser uma antiga rota de peregrinos desde o século XIX.

1805854714_joanopolis-47

Comumente encontradas nesses condomínios, casas exuberantes com suas construções ocupam quase todos os seus próprios sites, sem deixar espaço entre um e outro. Os arquitetos declaram que sua  tentativa foi buscar o oposto: obter mais integração com a inclinação descendente mostrando seus atributos, e mantendo a casa protegida das construções vizinhas, em busca de conforto. O processo realizou-se em secções, utilizando o equilíbrio entre corte e aterro.

joanopolis 6

Implantação

joanopolis 4 - Cópia

Planta do pavimento abaixo das piscina

joanopolis 5

Planta no nível do pavimento principal

Cortes

Cortes tranversais

As paredes de pedra foram construídas com a utilização de técnicas e material local, originando uma linha contínua, mas não direta, para auto-sustentação, que forma a parede de enquadramento. Assim, três pátios inter-relacionados são formados fora das salas internas, quartos, sala de estar e serviços. Os muros ampliam estes espaços .

1034562165_joanopolis

2140860303_joanopolis-1

Da rua, apenas se avista a torre branca que sustenta toda a infra estrutura (cozinha, chaminés tanque de água e aquecedores) e um plano horizontal de 8 × 40 metros surge como o jardim do telhado. Esta solução garante inércia térmica eficiente em locais com uma ampla gama de temperaturas variando entre dia e noite.

1034562165_joanopolis1833282531_joanopolis-31

Um primeiro platô, onde os carros podem estacionar, vem em um nível intermediário entre a rua e a casa. Este nível leva até o jardim no terraço ou no térreo através de um pequeno túnel que leva à porta de entrada que chega ao pátio fora da sala de estar.

1915563590_joanopolis-49

O uso sugerido seria a mistura de muitas pessoas em atividades simultâneas – uma casa de festa. Os espaços de convívio estão reunidos junto à lareira e fornos, dividido pelo volume da cozinha.

657581420_joanopolis-23

Durante o dia, esses ambientes estão completamente abertos, semelhante a uma grande varanda, e à noite eles podem ser fechados mantendo a transparência. As portas de vidro, permitem uma visão ampla do cenário deslumbrante. Painéis deslizantes de madeira foram também desenhados para os quartos, de modo a obscurecer o seu interior.

1989925929_joanopolis-28

As características dos materiais que foram respeitadas. O concreto é estruturado em vãos modulados de 4m, independentemente do seu comprimento. Além disso, a redução de custos foi premissa para as especificações, detalhes, e o processo de construção.

1871251032_joanopolis-2

A casa abre para um segundo platô gramado, nivelado com a piscina. Localizado na orla, agrada os olhos a continuidade visual entre as suas águas e o lago distante. A piscina e o solário, têm debaixo de uma sala de bilhar, um armazenamento e do equipamento da piscina, que se abre para o terceiro planalto.

1383971305_joanopolis-30

Ficha técnica

Arquitetos: Una Arquitetos Local: Sao Paulo, Brasil.
Equipe: Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara & Fernando Viégas
Collaboradores: Ana Paula de Castro, Jimmy Efrén Liendo Terán, José Carlos Silveira Júnior, Maria Cristina Motta, Miguel Muralha & Sílio Almeida Site Area: 4.383 sqm
Área construída: 434
Projeto: 2005; Construção: 2008
Fotos: Bebete Viégas

Referência:

http://www.archdaily.com/5188/joanopolis-house-una-arquitetos/

Anúncios
Esse post foi publicado em Arquitetura de São Paulo, Arquitetura recente e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Casa em Joanópolis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s