Casa Lota Macedo Soares

Petrópolis, RJ. 1951. Arquiteto Sérgio Bernardes.

Publicado na Revista Brasil Arquitetura Contemporânea nº 4, 1954. Rio de Janeiro. Edições Contemporâneas

Texto de apresentação do projeto .

Esta residência, premiada na II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo, exemplifica da melhor forma as qualidades do arquiteto – a boa e livre organização da planta, o uso apropriado do terreno, o emprego racional e ao mesmo tempo lírico dos materiais de construção, dentro de um espírito de contínua pesquisa. As dependências de estar principal formam agradável jogo de volumes contrastantes, em íntimo contato com a vista sobre o paisagem.Lota MS  planta

A ala dos dormitórios, que dispõe de uma sala de estar própria, e o ala reservada aos hóspedes e aos quartos de empregados estão em extremos opostos do planta, oferecendo assim a máxima liberdade aos seus ocupantes. Deve-se notar, ainda, a naturalidade com que essa casa se insere no quadro majestoso das montanhas que lhe servem de fundo.

Ainda que oferecendo alguns aspectos de uma “procura” plástica nova, sem todavia alcançar a leveza e a naturalidade de outras suas creações, esta casa se caracteriza pela riqueza e diversidade dos materiais empregados, numa execução aprimorada. A idéia da separação em dois corpos, a parte da vida diurna e a noturna, é claramente demonstrada em planta, apenas ligada pelo pórtico coberto. A impressão de pêso da cobertura das salas foi agravada pelo aumento do vigamento desta, na execução, conforme fàcilmente se percebe entre o projeto e a execução. Os interiores são interessantíssimos notando-se o contraste dos materiais claramente empregados sem o “preciosismo” tantas vêzes observado nas recentes obras de muitos dos nossos profissionais.

Esse post foi publicado em Escola carioca, Rio de Janeiro. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Casa Lota Macedo Soares

  1. fabio silva disse:

    Divina esta casa , um verdadeiro encanto .

Deixe um comentário