Casa Holzmeister

Rio de Janeiro, 1955.

Arquitetos PIRES E SANTOS (Paulo Everard Nunes Pires, Paulo Ferreira dos Santos e Paulo de Tarso Ferreira dos  Santos)

Publicado no livro MINDLIN, Henrique E. Arquitetura Moderna no Brasil, Rio de Janeiro, Aeroplano/IPHAN. 2000. P. 100-101.

Texto de apresentação do projeto.

Esta casa foi construída para o sobrinho do famoso arquiteto vienense Clemens Holzmeister (nascido no Brasil e de mãe brasileira). Os arquitetos (dois deles também professores, um de Composição Arquitetônica e outro de Arquitetura no Brasil) tentaram alcançar a mesma fusão de elementos tradicionais e modernos já mostrada na casa de Lúcio Costa (p. 44). Ela  reflete o tipo de regionalismo que merece ser estudado mas ainda é negligenciado pela maioria dos arquitetos, embora deliberadamente cultivado por uns poucos, como por exemplo, Edgar Graef, no Rio Grande do Sul.

Uma estrutura cuidadosamente modulada em vigas e colunas de aço (10por 10 cm) permite a abertura total da fachada, tanto para o térreo, totalmente envidraçado na frente, quanto para o piso superior, que se projeta sobre a grande varanda frontal. Aqui, tudo evoca o passado: o formalismo e as generosas porções da planta, a cobertura em telhas coloniais, o desenho racional das treliças das janelas dos quartos, as grandes placas de granito no piso do hall de entrada. Por outro lado, o emprego de elementos modernos é feito abertamente e não está restrito a técnicas de construção: na leveza das colunas deferro que enfatizam o balanço do piso superior e definem o espaço do terraço, na transparência e na abertura do térreo, no detalhe da escada principal, assim como nas placas de vidro utilizadas no parapeito superior do hall de entrada.

A casa foi construída em um lado do terreno, de modo a reservar a maior parte do terreno para o jardim, projetado por Burle Marx, ainda em fase de execução.

Anúncios
Esse post foi publicado em Escola carioca, Movimento Moderno, Rio de Janeiro. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Casa Holzmeister

  1. charles gadeken disse:

    this home is wonderful.. wow.. Pouneh, Azadeh and I must find a way to visit.. wow what a home..

  2. Essa casa está sendo demolida em 2012…

    This house is beeing demolished in 2012…

  3. Nos últmos ela funcionou como uma escola infaNtil (http://www.espacototal.com.br/), com espaço para festas nos fins de senama. Recebi recentemente email de um descendente dos proprietários comunicando que ela seria demolida para dar espaço a um empreendimento imobiliário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s